domingo, 27 de março de 2011

Podemos confiar em nós mesmos?

Certamente todos nós alguma vez já dissemos ou pensamos na expressão "Realmente, neste mundo, só posso confiar em mim mesmo!". Todavia, se reflectirmos bem sobre o assunto, damos por nós a pensar se realmente podemos confiar em nós...

Quem nos conhece melhor e quer mais o nosso bem do que nós próprios? A resposta parece bastante simples: Nós mesmos! Mas será que nos conhecemos assim tão bem, nos conhecemos o suficiente para confiarmos em nós?
 

Muitos poderão dizer que sim, mas eu não estou assim tão certa. Uma vez que todos os nossos pensamentos estão condicionados por algo que nos aconteceu, pelo que comemos, pelo o estado de espírito com que acordamos, pelo nosso estado de saúde, pelo ambiente à nossa volta, e por praticamente tudo o que nos envolve, como podemos estar seguros daquilo que sentimos? Daquilo que queremos? Nunca tiveram uma certeza bastante forte de algo, alguma coisa que nesse dia sabiam que iam conseguir, juraram que era assim e no dia seguinte a vossa opinião muda completamente?
 

Podemos dizer que é normal, pois se mantivéssemos sempre as nossas ideias não evoluíamos,  e é verdade! Contudo, todas as pequenas coisas que pensamos e que achamos possuir fogem e alteram-se à nossa frente, como se só controlássemos uma pequena parte daquilo que somos.
 

Podemos ser felizes, podemos ser tristes, podemos aprender a viver assim ou sentirmo-nos estranhos toda a vida, mas podemos confiar totalmente em nós...?

O que pensam sobre o assunto?

2 comentários: