quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Importância do Inglês

Hoje, falar-vos-ei da importância do Inglês.

Como já devem saber, com a internet o mundo tornou-se uma "Aldeia" a qual chamamos "Aldeia Global".  Mas o que é isto de aldeia global? De uma forma simples, significa que as barreiras estão a quebrar-se e podemos ir a qualquer parte do mundo, mesmo sem sair de casa.



Mas se podemos ver, conhecer e comunicar com qualquer parte do mundo, tem de haver uma língua que toda a gente conheça, para poder haver uma conversa percebível entre pessoas de países diferentes. Toda a gente vai aprender as línguas do país com o qual quer falar? Não parece a melhor hipótese.
 Sendo o Inglês uma língua de simples gramática, tornou-se a língua universal. Através dele falamos com franceses, japoneses, chineses, com quem for. Por outras palavras tornou-se a "língua franca".

E é exactamente esse facto que me faz passar o dia de hoje a estudar (para além do teste que vou ter amanhã).
Como estudo? A verdade é que muitas pessoas não sabem como estudar Inglês, no entanto, por ser uma língua, à multiplas maneiras de o estudar. Podemos ver filmes em Inglês, ler livros em Inglês, escrever ideias que tenhamos em Inglês (com a ajuda de dicionários), fazer exercícios gramaticais, pesquisar assuntos do nosso interesse em Inglês, etc

Parece pouco apetecível? Claro que se pesquisarem em Inglês, e houver coisas que não percebem e tenham de traduzir vai levar algum tempo. Todavia, com o tempo isso torna-se algo natural e fácil.

Oh, mas para quê ter trabalho? Não sei o que acham, mas para mim o poder comunicar seja com quem for, conseguir ler instruções de qualquer coisa, jogar e perceber o que dizem os meus personagens, entre outras possibilidades que só o Inglês me dá é algo bastante importante que não quero prescindir devido à preguiça.

Pois claro, mas há quem nasça com jeito para línguas, ao contrário de outras pessoas! Eu própria tenho uma pronúncia horrível de Inglês que estou a melhorar aos poucos e, devido à minha persistência já escrevo textos relativamente bons. Por que pensaremos nós que não somos capazes? Para mim a impossibilidade de algo são as barreiras que colocamos em nós próprios.

Para alunos do 10º ao 12º ano, deixo um exemplo de gramática bastante boa, para desenvolver o Inglês gramaticalmente:



Bom Inglês!

Sem comentários:

Enviar um comentário