terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Importância das Actividades Extra-Curriculares na Educação

Como todos os dias, hoje, vim de autocarro para casa, no entanto não sentada ao pé das pessoas habituais. Vim com uma amiga a falar de coisas comuns, e senti uma desmotivação da sua parte para estudar.
 Depois, começámos a falar do que fazíamos fora da escola. Eu falei-lhe do karaté, da dança, do teatro. Ela, de momento, não fazia nada. E por que não? Porque não gostava? Nem por isso, só que mudou de localidade e deixou a natação, deixou de correr à tarde e de fazer o que costumava fazer.
 Consequência?
Sente falta de se mexer e está farta de estar em casa.



Na minha opinião, quer seja por mudar de localidade, quer seja por enfrentar uma fase preguiçosa da vida, quer seja pelo que for, as pessoas devem fazer o que gostam. Por exemplo: se alguém gosta e tem possibilidade de tocar violino, mas por algum motivo passa os dias em casa, para além de não usufruir de momentos divertidos da vida, perde a concentração e a motivação necessárias para ter sucesso como estudante.

Claro que não podemos só dedicar-nos a essas actividades, pois temos livros para estudar e matéria para saber, todavia, na minha opinião, toda a gente que queira ter, verdadeiramente, sucesso estuda e consegue consolidar, perfeitamente, o estudo com as actividades que lhe proporcionam alegria. Eu, se não andasse no karaté, não dançasse, não representasse, não me mexesse, ia ficar com menos energia, pois passaria, provavelmente, as tardes a dormir, a ver televisão, no computador e a comer, e parecendo que não, apesar do tempo extra, aquele que dedicaria ao estudo seria muito reduzido.





Também não devemos ignorar o facto destas actividades terem benefícios na saúde e na vida em geral, mas isso fica para outra altura.

Sumário:
As actividades extra-curriculares ajudam no desempenho escolar, se não forem vistas como a única coisa importante a fazer.

2 comentários:

  1. Ésta lindo +-+
    E tens razão no que dizes :D

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razao :/
    E eu sei disso por experiencia propria..
    Continua :)

    ResponderEliminar